15/03/2008

Emparn prevê final de semana chuvoso no RN

A Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) prevê um final de semana com chuva em todo o Rio Grande do Norte. Mas os natalenses que desejam aproveitar os dias de descanso para ir à praia não têm com que se preocupar. A previsão é que no litoral, como costuma ocorrer no início do período chuvoso, os dias permaneçam ensolarados, com chuvas durante as madrugadas e início das manhãs.

Nos próximos dois dias, as maiores chuvas são esperadas para o domingo, nas regiões do Vale do Assu, Central e Alto Oeste. Na última, existe a possibilidade da ocorrência de descargas elétricas.

No interior do estado, a Emparn considera que o período chuvoso já começou e fortes precipitações vêm sendo registradas durante as últimas semanas. Entretanto, as chuvas ainda não foram suficientes para elevar muito o nível dos açudes e a maior parte deles continua bem abaixo de sua capacidade máxima.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, as precipitações do período estão sendo causadas devido à instabilidade provocada por uma zona de convergência intertropical. Entre os meses de março e maio, o esperado é que as chuvas sejam intensas.

Índice de chuvas, registrado nas últimas 24 horas:

l Ouro Branco: 86mm
l Bento Fernandes: 72,5mm
l Caiçara do Rio dos Ventos: 59,7mm
l Mossoró: 56mm
l São Paulo do Potengi: 54,3mm
l Parnamirim: 48mm
l Natal: 29,3mm

Barragens com níveis mais elevados:
l 70% Santa Cruz do Apodi
l 73% Encanto
l 72% Armando Ribeiro Gonçalves