02/04/2008

Morro desaba e deixa RN interditada;

A estrada que dá acesso à cidade de Portalegre (RN 177) se encontra interditada...O motivo está relacionado ao desabamento de parte de um morro, logo na subida da serra portalegrense, conforme foto acima.As fortes chuvas que caíram nos últimos dias foram responsáveis pelo desabamento.O trajeto de veículos para a cidade de Portalegre deve ser feito via Itaú/Viçosa.Com informações e foto do Blog do Carlos Nunes.
FONTE: Jean Carlos/by Miquéas Capuxú.

Barragem de Santa Cruz sangra em Apodi

Como previsto na tarde de ontem, quando faltavam apenas 30 cm para a sangria, a barragem de Santa Cruz do Apodi sangrou nesta quarta-feira (2). Além dela, Passagem das Trairas, localizada no município de São José do Seridó, também atingiu capacidade máxima. De acordo com dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), 30 açudes já sangraram até agora. Integrante da bacia Apodi-Mossoró, Santa Cruz do Apodi, com capacidade de 599 milhões de metros cúbicos, foi o 12º açude da bacia a sangrar. O açude é uma das mais importantes fontes de abastecimento do Rio Grande do Norte, atendendo a uma população de 108 mil habitantes em 27 cidades. A barragem, que sangrou pela última vez em 2004, será base para a transposição das águas do Rio São Francisco no estado. Já a Passagem das Trairas, na bacia Piranhas-Assu, tem capacidade de 48 milhões de metros cúbicos é responsável por metade do abastecimento do município de Caicó.

Os trinta reservatórios que sangraram até o momento foram Encanto, em Encanto; Santana, em Rafael Fernandes; Marcelino Vieira, em Marcelino Vieira; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz; Rodeador, em Umarizal; Beldroega, Paraú; Pataxó, em Ipanguaçu; Novo Angicos, em Angicos; Sabugi, em São João do Sabugi; Dourado, em Currais Novos; Carnaúba, em São João do Sabugi; Esguicho, em Ouro Branco; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Marechal Dutra, em Acari; Rio das Pedras e Alecrim, em Santana do Matos; Pau dos Ferros e 25 de março, em Pau dos Ferros; Santa Cruz do Trairi; Trairi, em Tangará, Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, Japi II, no município de São José do Campestre, Mendubim, em Assu e Zangarelhas, em Jardim do Seridó; reservatório de Cruzeta, em Cruzeta; açude de Pilões, em Pilões , açude Flechas, no município de José da Penha, Santa Cruz do Apodi, em Apodi e Passagem das Traíras, em São José do Seridó. (VER FOTO ATUAL)
FONTE: dnonline/by Miquéas Capuxú

BARRAGEM PASSAGEM DAS TRAÍRAS SANGRANDO



A Barragem Passagem das Traíras localizada entre as cidades de Caicó e Jardim do Seridó amanheceu esta quarta-feira,02 de abril sangrando. Estive lá e pude conferir de perto o grande espetáculo das águas.